2022
Homologação dos Candidatos
Resultado
O Grupo de Pesquisa EaD-TEC, por meio do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) do CEAMECIM/IMEF, divulga seleção de bolsista de pesquisa vinculado ao Edital EPEC - Pesquisa. Na sequência é possível encontrar todas as etapas do processo de seleção do bolsista. A bolsa é de 12 horas/semanais e o valor de R$ 400,00.
Homologação dos candidatos (até 09 de agosto de 2022)
Resultado da seleção (até 11 de agosto de 2022)
O Grupo de Pesquisa EaD-TEC, por meio do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) do CEAMECIM/IMEF, divulga seleção de bolsista de pesquisa vinculado ao Edital 2022-2023 PROBIC-FAPERGS. Na sequência é possível encontrar todas as etapas do processo de seleção do bolsista.
2021
SEMINÁRIO MÚLTIPLOS CAMINHOS NO EDUCAR PELA EMOÇÃO DO COOPERAR
SEMINÁRIO SOBRE ENCONTROS E VIVÊNCIAS COM A BIOLOGIA DO CONHECER E DO AMAR
GRUPO DE PESQUISA SE REÚNE NO DIA 17 DE MARÇO E DISCUTE A REALIDADE DO ENSINO NO PERÍODO DA PANDEMIA
No dia 17 de março, o Grupo de Pesquisa EaD-TEC se reuniu e a principal discussão se deu no âmbito de avaliar as ações do ensino no período da pandemia. Durante a reunião os integrantes do grupo apontaram angústias, desejos e possibilidades sobre o ensino no formato on-line e vislumbraram algumas atividades para atender a demanda das escolas públicas do município de Rio Grande e região.
Fonte: Prof. Daniel Silveira
GRUPO DE PESQUISA RETOMA AS REUNIÕES NO MÊS DE MARÇO
No último dia 03 de março de 2021, o Grupo de Pesquisa EaD-TEC retomou suas reuniões. A primeira reunião deste ano aconteceu para realizar a acolhida dos novos integrantes (estudantes de graduação, mestrado e doutorado), definir o cronograma de reuniões, bem como as ações e estudos a serem realizadas neste semestre.
Fonte: Prof. Daniel Silveira
2020
PROF. DANIEL SILVEIRA PROFERE A PALESTRA DE ABERTURA NA V SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS DA FURG
No último dia 24 de agosto de 2020, participou da abertura da V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas da FURG, campus Santo Antônio da Patrulha, o professor Daniel Silveira. A fala da professor foi direcionada para os Impactos da Educação Digital na Universidade abordando tópicos, tais como, a cibercultura, educação online, o tempo do planejamento de aula e da organização dos estudantes, as possibilidades de interfaces e práticas pedagógicas para dinamizar uma disciplina online, entre outros aspectos. Para saber mais sobre a palestra, assista a live clicando na imagem abaixo.
Fonte: Diretório Acadêmico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas
LÍDERES DO GRUPO DE PESQUISA EAD-TEC PARTICIPAM DE LIVE SOBRE O PLANEJAMENTO DAS AULAS NO CONTEXTO ONLINE
Na terceira live do projeto AVA Formação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG realizada no dia 21 de julho de 2020, os professores Daniel Silveira e Débora Laurino falam sobre o processo de ressignificar sua atuação no exercício da prática de ensinar e aprender em um contexto on-line. O projeto AVA Formação surgiu para a comunidade universitária aprender mais sobre o Moodle e apropriação digital, ele se configura como um espaço de estudo, apoio instrucional e orientações pedagógicas sobre o AVA FURG. Para saber mais, assista a live clicando na imagem abaixo.
Fonte: Canal Institucional da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
AS REUNIÕES DO GRUPO DE PESQUISA CONTINUAM DE FORMA ONLINE
O Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias (EaD-TEC) continua realizando suas reuniões normalmente. Hoje, 15 de abril de 2020, a reunião foi realizada tendo como temática a análise do instrumento de pesquisa da mestranda Andressa Mayumi, orientanda da profa. Dra. Tanise Novello, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Durante a reunião os colegas puderam fazer questionamentos a mestranda e contribuir na organização do roteiro de entrevista que ela fará aos EduTubers da área de Ciências.
Fonte: Prof. Daniel Silveira
INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA PARTICIPA DA LIVE DO GT12 SBEM SOBRE IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
No próximo dia 09 de abril de 2020, a profa. Suzi Samá participará da mesa de discussão do GT12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) do Brasil. Para ter acesso e participar da live acesse o Qr-code ou pelo link: bit.ly/gt12sbemcovid19
Fonte: Profa. Suzi Samá
GRUPO DE PESQUISA EAD-TEC PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DA FURG COM ATIVIDADES LÚDICAS
A 47ª Feira do Livro da FURG, realizada de 29 de janeiro a 09 de fevereiro de 2020, contou com atividades lúdicas oferecidas pelo Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias (EaD-TEC), por meio de ações educativas promovidas pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI). Foram realizadas diferentes atividades envolvendo a Rotação das Estações de Aprendizagem nos 11 dias da Feira.
Fonte: Equipe LEMAFI (2020)
2019
CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO ENCERRA AS REUNIÕES DO GRUPO EAD-TEC EM 2019
No dia 11 de dezembro de 2019, o Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias (EaD-TEC) reuniu os seus integrantes para conversar sobre as atividades realizadas ao longo do ano de 2019 e para traçar metas para o ano de 2020. Cabe salientar, que durante o encontro a profa. Débora Laurino, líder do grupo, comentou sobre o Projeto "Ciências na Educação Básica: ações formativas entre a Escola e o CEAMECIM" e as ações que o grupo está responsável por desenvolver. Este projeto conta com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pretende disponibilizar, propor e realizar ações formativas e inclusivas, através da experimentação de Objetos de Aprendizado em Ciências (AOC), que visam, por meio da interdisciplinaridade, o aprimoramento do ensino das Ciências nas Escolas, empregando inovação, experimentação e aprendizagem ativa, como ferramentas para o protagonismo do estudante, bem como para a qualificação profissional dos professores da Rede de Educação Básica.
Fonte: Equipe Grupo de Pesquisa EaD-TEC (2019)
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA (EAD-TEC) PUBLICA MAIS UM VOLUME DA COLEÇÃO ECOLOGIA DIGITAL
O livro intitulado "A formação de professores online em Ciências e Matemática" apresenta um conjunto de doze artigos que dissertam sobre essa temática por meio de investigações que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. Os estudos apresentam as questões interdisciplinares de um curso de formação de professores de Ciências, em relação a dinâmica das disciplinas, o currículo proposto e até mesmo o tempo da formação online; discussões sobre a pesquisa-formação online e a docência nesse viés através de projetos de extensão; a análise do potencial de jogos digitais, softwares e objetos virtuais de aprendizagem; e o tecnostress docente oriundo das tecnologias digitais.
Esse volume cinco emerge da busca de professores pesquisadores por compreensões sobre a formação online por meio de investigações realizadas na área de Ciências e Matemática. A obra faz parte da coleção Ecologia Digital organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) constituído por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Fonte: Equipe Grupo de Pesquisa EaD-TEC (2019)
GRUPO DE PESQUISA EAD-TEC PARTICIPA DE TRILHA MULTICULTURAL DA FURG
A trilha multicultural da FURG foi um evento promovido pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEXC) e de Assuntos Estudantis (PRAE) com o objetivo de apresentar a comunidade universitária e visitante as diferentes atividades desenvolvidas pela Universidade em cultura e extensão. O nosso grupo, representado por alguns integrantes do LEMAFI, participaram da trilha realizando atividades de experimentação com materiais concretos.
Fonte: Fernando Halal/SECOM
OFICINA "EXPLORANDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" FOI MAIS UMA AÇÃO DESENVOLVIDA PELO GRUPO DO LEMAFI NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
No dia 15 de agosto de 2019, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José António Carlos Lopes recebeu a equipe do LEMAFI para realizarem a oficina intitulada "Explorando os sólidos geométricos". Durante o turno da manhã foi realizado atividades com os estudantes com o objetivo de propiciar momentos de exploração dos diferentes sólidos geométricos e discutir sobre os conceitos de área, perímetro e geometria espacial, estendendo ao cálculo de volume. Essa oficina é mais uma ação realizada pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) da FURG em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
OFICINA DENOMINADA "ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM" É MAIS UMA INICIATIVA IMPLEMENTADA PELOS INTEGRANTES DO LEMAFI A PARTIR DO MÊS DE JULHO DE 2019
As rotações por estações de aprendizagem contam com uma organização de cinco grupos e um monitor/integrante do LEMAFI responsável por dinamizar as atividades em cada grupo. As ações dessa oficina tiveram início na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre e aconteceram em dois encontros presenciais, nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2019, em dois turnos (manhã e tarde). Da mesma forma, as atividades foram desenvolvidas nos dias 11 e 14 de agosto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, na vila da Quinta.
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
OFICINA INTITULADA "A HISTÓRIA E A TECNOLOGIA DIGITAL PROPICIANDO O CONTAR, COMPARAR E OPERAR SOBRE QUANTIDADES" ACONTECEU EM JULHO DE 2019
No dia 10 de julho de 2019, a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, por meio do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM), recebeu nos seus espaços estudantes do quarto ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Manoel Mano. A oficina tem como objetivo explorar atividades de iniciação a Matemática por meio da História da Matemática através dos seguintes materiais: pedrinhas, corda e um osso. A atividade também visou discutir sobre as dificuldades dos pastores de dar conta de suas ovelhas devido à falta de um sistema de contagem. Durante a oficina os alunos demonstraram-se curiosos e motivados à realizar as atividades. A interação e a troca de saberes entre os estudantes são aspectos a serem evidenciados ao longo da oficina.
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
A OFICINA "MATEMÁTICA ANIMADA NOS ANOS INICIAIS: UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO" FOI MAIS UMA ATIVIDADE REALIZADA PELO GRUPO DO LEMAFI NO MÊS DE MAIO DE 2019.
No dia 22 de maio de 2019 realizou-se a oficina "Matemática Animada nos Anos Iniciais: utilizando material concreto" com nove professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Peixoto Primo. A oficina teve como objetivo explorar o uso do material concreto potencializando o processo de ensino e de aprendizagem de forma lúdica e participativa. Essa atividade soma-se as demais que estão relacionadas ao convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, por meio do grupo de integrantes do LEMAFI, e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
MAIS UMA EDIÇÃO DA OFICINA "CRIANDO UM OVA NO SCRATCH: A PROGRAMAÇÃO FACILITANDO O CÁLCULO DE JUROS" OCORREU NO INÍCIO DE MAIO DE 2019.
No dia 02 de maio de 2019, no Laboratório de Informática do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM), ocorreu uma nova Edição da oficina "Criando uma OVA no Scratch: a programação facilitando o cálculo de juros". A oficina desenvolvida por integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi ofertada a discentes do curso de Licenciatura em Matemática. A oficina teve como intenção instigar os participantes a serem ativos em seu próprio processo de aprendizagem, independente do papel que estejam assumindo (professor e/ou aluno) com a finalidade de que eles interajam e motivem-se a participar das atividades e proporcionar, também, uma interação entre professor/aluno e aluno/professor. Essa oficina compõem o catálogo de oficinas oferecidas pela Equipe do LEMAFI em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
OFICINA "TANGRAM E ESCALA CUISENAIRE" FINALIZOU AS ATIVIDADES DO LEMAFI NO MÊS DE ABRIL DE 2019.
Mais uma oficina foi desenvolvida no mês de abril. A oficina foi destinada a professores em formação inicial ou permanente tendo por finalidade discutir, refletir e ressignificar conceitos e propriedades matemáticas a partir da construção do Tangram em papel e na lousa digital, bem como foi utilizado a Escala Cuisenaire para trabalhar situações que envolvem a coordenação viso-motora e a constância de percepção. Essa atividade é realizada pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) e faz parte do convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
OFICINA "CRIANDO UM OVA NO SCRATCH: A PROGRAMAÇÃO FACILITANDO O CÁLCULO DE JUROS" ACONTECEU NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL DE 2019.
No dia 12 de abril aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir de Souza Braga a oficina "Criando um OVA no Scratch: a programação facilitando o cálculo de juros", a qual buscou retomar conceitos da matemática financeira presente nos desafios propostos no software Scratch por meio do raciocínio lógico matemático presente na linguagem de programação. A oficina faz parte do Convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande, e é desenvolvida pelos integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef).
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
OFICINA "DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: A INTERDISCIPLINARIDADE EM AÇÃO" ACONTECEU NO MÊS DE ABRIL DE 2019.
Aconteceu no dia 10 de abril a oficina "Diálogos de Formação Inicial e Continuada: a interdisciplinaridade em ação" a qual buscou refletir e experienciar atividades interdisciplinares na sala de aula, através da integração entre Ciência e Matemática. A oficina foi realizada por integrantes do Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI), entre eles, professores da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e da Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande, bem como bolsistas de extensão e de iniciação científica da Universidade. Participaram da atividade professores em formação continuada e licenciados do curso de Educação do Campo: ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, localizado no campus de São Lourenço do Sul.
Fonte: Equipe LEMAFI (2019)
A oficina realizada faz parte do Convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande - FURG e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) de Rio Grande.