O Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia foi criado em 2002, a partir do movimento de constituição de uma rede entre às professoras Débora Pereira Laurino, Sheyla Costa Rodrigues e Ivane de Almeida Duvoisin, além do planejamento de um projeto para as escolas municipais de Rio Grande/RS, a partir de um convite da prefeitura, na época. 

 

O Grupo EaD-TEC, liderado atualmente pela professora Débora Laurino, com a vice-liderança do professor Daniel Silveira, tem como pressuposto pesquisar na área da Educação os diferentes olhares sobre os saberes dos educadores que já não se resumem aos conhecimentos científicos, mas envolvem os saberes gerados como efeitos da ciência que incorporamos, através de um modo de produção de nós mesmos. Além disso, entendemos que pensar a Educação é pensar o ambiente enquanto mente, corpo ou instituição, é conhecer e se reconhecer no outro, é agir para o bem social. É pensar nas comunidades, no coletivo e no trabalho cooperativo. Assim, nossas ações e pesquisas são desenvolvidas em parcerias com escolas, comunidades e grupos de professores interessados no desenvolvimento de metodologias que utilizem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) a fim de democratizar oportunidades para construir conhecimentos. Os objetivos das pesquisas realizadas no Grupo são: 

 

 

Para alcançar os objetivos definimos como metas atuar nas escolas de Educação Básica utilizando as tecnologias da informação e comunicação, a metodologia de projetos de aprendizagem, robótica educacional e materiais concretos; contribuir para a formação dos professores no que se refere ao conhecimento da ciência; planejar e desenvolver atividades digitais na formação inicial e continuada de professores; planejar e atuar em cursos para professores, tutores, bem como ações de Educação a Distância.

A Biologia do Conhecer (MATURANA; VARELA); a Cognição como ação incorporada (VARELA); a Epistemologia Genética (PIAGET), as tecnologias da inteligência e a inteligência coletiva (LÉVY); os saberes docentes (TARDIF) e a Ecosofia (GUATTARI) compõem a base teórica das pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Além disso, o grupo atua nas linhas de pesquisa: Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação científica: as tecnologias educativas no processo de aprendizagem; formação de professores; implantação de tecnologias para Educação; metodologias interativas e interconectivas. 

  

Acesso ao grupo no CNPq